Hoje, revendo algumas análises que fiz sobre os bancos americanos, a cerca de 1/2 meses atras, percebi como as coisas de fato pioraram substancialmente. Lembro que naquela época, os números "menos piores" dos balanços trimestrais empurarram as ações destas empresas para cima.

Com o recente mau humor do mercado essas mesmas empresas foram as que mais sofreram. Interessante notarmos nos gráficos estes dois cenários tão distintos:

c

Citigroup - 17/04

Citigroup - 09/06

mer

Merril Lynch - 17/04

Merril Lynch - 09/06

jpm

JP Morgan - 17/04

JP Morgan - 09/06

Hoje, mesmo o Dow Jones e o S&P500 fechando no azul (0,58% e 0,07%, respectivamente), a queda nestas ações foi expressiva. Citigroup -2,29%, Merril Lynch -3,23% e JP Morgan -6,44%.

Os receios em relação ao setor financeiro foram acentuados hoje depois que o banco de investimentos Lehman Brothers informou que prevê um prejuízo de US$ 2,8  bilhões no segundo trimestre deste ano, encerrado no último dia 31.

Se imaginarmos que estas empresas representam o núcleo principal da crise financeira americana, essa desvalorização volta a acender o sinal vermelho. Nos gráficos atualizados acima, podemos notar que os ativos estão bem próximos do teste do fundo realizado em Março. A perda deste patamar nos próximos dias, pode desencadear um estresse ainda maior no mercado e carregar os principais índices americanos.

Você conhece o CHR Investor ?